A Lexington Books convida a todos os membros da comunidade acadêmica a contribuir com envio de artigos para compor obra coletiva intitulada “Can Justice be Decrypted?”, da série "Decrypting Power and Coloniality: Philosophical Perspectives from and through the Global South".
O livro visa aplicar a "Teoria da Encriptação do Poder" (TEP), para abordar questões relacionadas à Justiça e à efetivação de direitos, tais como:
- É possível decifrar a justiça como uma ideia, conceito, princípio e/ou prática hegemonicamente ocidental?
- É possível decifrar as teorias contemporâneas hegemônicas da justiça?
- Podemos criar um mapa de injustiças decoloniais decorrentes de injustiças epistêmicas, injustiças raciais, injustiças políticas etc. por meio da Teoria da Encriptação do Poder?
- Como novas capacidades de pensamento e prática decoloniais podem ser reunidas?
- Até onde podemos levar a “justiça” como teoria e sua dimensão decolonial e emancipatória diante dos antagonismos cruciais de nosso tempo?
- Até que ponto podemos desencriptar os sistemas de justiça modernos e propor novas práticas de justiça insurgentes e não ocidentais?
- Como podemos criar novos caminhos desencriptados entre academia e movimentos sociais?
O prazo para submissão de resumos é de 20 de julho a 2023. Os resumos serão avaliados pelos editores do livro, que decidirão pela sua aprovação a artigo completo. Aceito o resumo, o(s) autor(es) apresentará(ão) artigo completo (capítulo de livro), o qual será submetido à blind peer review.
Idioma: inglês.
Data limite de envio: 20 de julho de 2023.